domingo, 9 de novembro de 2014

Trekking e acampamento selvagem - ponto mais alto de SC.3/3

 Olá pessoal, a um bom tempo devendo posts, aqui no blog, felizmente estou voltando a minha rotina campista, este mes ja com muitos acampamentos em vista.

Inicia-se o terceiro e ultimo dia de trilha, todos exaustos, queríamos chegar em casa logo para tomar um banho descente e fazer uma boa refeição.

Trilha
Valdes foi na frente para desbravar.
Começamos a andar um pouco mais tarde, eram 7:30 . E logo ja pegamos uma viração ou nevoeiro como eu conhecia ser chamado ate o momento...

Viração
Nesta hora entra a habilidade e experiencia do nosso guia Carlinhos, pois nao dava para ver quase nada, começamos a gritar pelo Valdes, pois ele estava bem longe do grupo chegamos a perder visibilidade, mas guiado pelo som nos reencontramos.


Nestes momentos o melhor a fazer é caminhar bem próximo pois e fácil se perder. Se você não tem experiencia e como se localizar, deve sentar e esperar.


É comum acontecer isso nesta regiao pois há muitas nascentes de água e as nuvens de ar úmido vem derrepente e da mesma forma logo vão embora. Por isso a importância de ter paciência e esperar, pois é quase impossível continuar, pode sacrificar tempo e energia (a nao ser que voce tenha um GPS). No nosso caso o Carlinhos por ser experiente só deu uma maneirada no passo, para ninguém ficar para trás, porem continuamos andando.





Muro de Taipa

Muro de Taipa (27°50'36.5"S 49°18'34.4"W)

Chegamos no muro de Taipa, outro marco geografico da nossa trilha, é importante ter estes pontos de referencia para traçar corretamente a rota.

Pausa para reflexão

Logo apos  muro de taipa tem uma estrada que para facilitar assimilação eu dei o nome de estrada para jipe. Veja a foto e entenderá.



Estrada para jipe (27°50'30.8"S 49°18'33.8"W)
Se você tomar o cuidado de pisar nas toiceira de grama você tem uma chance remota de não molhar e sujar ainda mais seu pé de lama. Caso você não tenha cuidado você pode perder um pé de sapatos ai no meio hhehehehe. Uma pisada errada e a funda ate o joelho.

Arvorizinha torta (27°49'21.0"S 49°18'44.3"W)
 
E o ultimo marco geográfico antes da trilha de descida é a arvore torta, muito util, pois segundo nosso guia a melhor descida e mais comum utilizada é a trilha do facão, numa viração voce pode ficar rodando...e rodando ate achar essa arvore para ir no sentido certo, pois tudo fica meio parecido, como ela tem essa peculiaridade singular, nao tem erro. Estou brincando que está ventando e que o vento vai me carregar, mas na verdade ela é sempre assim.


Inicio a trilha do facao  (27°49'13.7"S 49°18'51.4"W)
A trilha do facao é chamada dessa forma porque la em cima todo terreno vai se estreitando te jogando para ponta (inicio da trilha) ele vai se estreitando ate voce perceber que esta descendo, é como se fosse a quina do morro, olhando de cima parece a ponta do facão. Eu prefiro pensar que é porque se voce nao tiver um facao para fazer a trilha esta na m.... a trilha e fechada e muito dificil.

Valdes indicando caminho
 Chega num momento da trilha que há uma bifurcação, a direita voce desce sentido morro da pedra branca - Alfredo Wagner. Trilha bem demarcada de acesso facil, porem passa por propriedade particular e necessita autorização. A esquerda vai sentido Anitapolis, trilha dificil, fechada, carreiro muito estreito, porem nao é tao restrito quanto a outra. Acabamos por escolher a mais dificil, como estavamos a dois dias caminhando e muito cansados, penamos muito nessa etapa. Eu mesmo contei....cai 7 vezes. Muitos galhos agarram a mochila e como as pernas ja nao obedeciam...voce acaba indo pro chao. É importante colocar colchonete, barraca, qualquer coisa que exceda a largura do seus ombros na vertical, isso facilita a passagem.

Andre

Andre

Keo 

Marlon.
Muitas partes dessa etapa fizemos acocado ou se arrastando, pois tinha muitos galhos, bambus que engatavam na mochila, cair era quase que inevitável.



E chegamos ao fim da trilha, ainda caminhamos um bom pedaço ate chegar na estrada geral onde estava o carro, mas a recepção que nos aguardava foi uma surpresa muito boa. A senhora onde deixamos o carro (sinto muito mas esqueci o nome) estava nos esperando com almoço, isso mesmo, almoço para mais de 20 pessoas depois de 3 dias comendo cereal... nossa arroz e feijão foi muito bem vindo.

Obrigado pela visita e continuem nos prestigiando, logo teremos mais posts...