segunda-feira, 7 de julho de 2014

Trekking e acampamento selvagem - ponto mais alto de SC.1/3

Fomos eu, meu cunhado (Keo) e um amigo (Valdes) fazer uma bela caminhada pelo campo dos padres, região que fica na serra geral, próximo a Urubici e faz divisa com varias cidades (Bom Retiro, Alfredo Wagner,Anitapolis...) Um travessia de 40km só de ida, com paisagens deslumbrantes, podendo ser feita varias vezes por caminhos diferentes. Esta foi partindo de Anitapolis pela trilha do indio em direção a pedra branca, descendo pela trilha do facão em Alfredo Wagner.

Esse post está longe de ser um guia para trilha, é apenas a tentativa de incentivar outras pessoas a procurar grupos com pessoas experientes para experimentar faze-la. É muito cansativo, passamos frio, fome, sede, sono, cansaço mas valeu a pena.

Fomos ate os pontos mais altos de SC, morro da bela vista (1°, com 1827m) e morro do chapeu ou bela vista do Guizoni (3° com 1821m).

Partindo de Lontras - SC mochila preparada para o trekking no campo dos padres. Dia 18/06.

Uma coisa que quero iniciar falando pois percebi na pratica ser essenciais.

Botas impermeaveis (ande bastante com ela uma semana antes para amaciar)
Saco de dormir no min. para -3 ( conforto) -7 ou -10 (extremo)
Meias apropriadas para nao deixar o pé suar e consequentemente esfriar.
Etanol para fazer comida ou gas. O Alcool de cozinha era muito ruim para acender.
Espiriteira
Polaina para treeking impermeavel
Segunda pele
Anorak (jaqueta e calça)
Barraca pequena e leve que suporte chuva forte (parede acima de 1200mm)
Mochila de no minimo 60 Lts
Esparadrapo ou fita para evitar calos.
Seja racional na comida, alimentos que sustente. Nada de miojo... Evite levar coisas que voce imagina que vai usar. Algumas gramas a mais faz diferença no final.

Não faça como eu, deixe a bagagem externa na vertical, pois na horizontal engata em tudo que é arvore, mato, bambo, me desequilibrava e ate cai algumas vezes por conta disso.

Mochila Laguna 60Lts carregada com 15kg preparada para caminhada.
Não gostei dessa mochila, ela quebrou a alça no primeiro dia e a do meu cunhado (85LTs da mesma marca) arrebentou a alça.

Eu e meu cunhado Cleovir que me convidou para essa aventura.

Chegando a Anitapolis acampamos próximo ao inicio da trilha do índio, porta de acesso ao campo dos padres em Bom Retiro.
acampamento primeiro dia

Janta primeiro dia

Nascer do sol

Pegamos um frio brabo no primeiro dia (19 para 20/06) -5 graus celsius, a sensação era de -12. O lugar é muito úmido, deu geada.

Ultimo ponto acessível com carro
 O amigo Stange dentista  nas horas vagas

Quabrou um braket do meu aparelho e o ferro dele estava cortando minha boca, tive que acionar o "dentista".
Tava um pouquinho frio la em cima
Inicio da Trilha do índio vindo de anitapolis coordenadas aproximadas (27°55'37.6"S 49°17'58.6"W). Deve ter muita atenção ao toten. O tronco que fica ate quase metade da estrada. Ele indica a entrada da trilha. É bem facil passar por ele despercebido, nós passamos  mas com o nosso guia experiente voltamos e encontramos a entrada.
Toten entrada da trilha

entrada da trilha

Caminhamos cada um conforme o seu ritmo e chegamos ao topo apos 2hrs de caminhada. Coordenadas precisas (27°56'08.6"S 49°18'35.5"W)

Portal de chegada ao campo dos padres, Fim da trilha do indo vindo de Anitapolis.

Descanço merecido

Valdes Norris, Keo e eu

Descanço de 10 min e seguimos caminhando....

Estávamos la embaixo.

Depois de 10km caminhados com trechos de subida forte, o corpo já pedia descanço. Nosso segundo dia se encerra proximo das 17:00 horas, apos sair o sol a temperatura cai rapidamente, só nos resta tomar algo bem quente e dormir.

Curtindo o por do sol olhando o morro da bela vista nosso destino do próximo dia.