quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Preparativos para acampamento em Garopaba - Camping Lagoamar

Acampamento em Garopaba 15/11/2013.

Camping Lagoamar (coordenadas -28.020760 -48.622883). Fone (48) 3254-3187
Rua Lagoa Mar - Centro
Garopaba - SC
CEP 88495-000
Valor: 17,50 por pessoa/dia. Pago diretamente no camping.

OBS: para adiantar o atendimento faça seu cadastro pelo site.



Cultura

Reza a lenda que em 1525 uma expedição naval espanhola descobriu a Baía de Garopaba,   enquanto fugiam de uma tempestade. No entanto, a colonização só passou a ocorrer em 1666. Os visitantes ficaram encantados com as belezas e possibilidades de pesca e cultivo. Em 1890 Garopaba virou município. Desde então, a cidade continuou a ser conhecida apenas como vila de pescadores e, recentemente, foi descoberta, primeiro por campistas, que no verão armavam suas barracas à beira do mar, e depois pelos surfistas, em razão de suas praias.
 O nome "Garopaba" é indígena. Significa, em Guarani, língua local Ygá, Ygara, Ygaratá, ou seja, barco, embarcação, canoa. E mpaba, paba significam estância, paradeiro, lugar, enseada. Assim Garopaba significa Enseada das Canoas, ou Enseada dos Barcos.

Atrativos

Partindo de Garopaba em direção à Florianópolis, belos cenários marcam a paisagem.
  
PRAIA DO SIRIÚ
As dunas que chegam a 40 metros fazem da bonita praia de Siriú a preferida dos adeptos do sandboard (custo 15,00 Tempo livre). Nos arredores, uma lagoa de água doce proporciona deliciosos banhos depois do surf na areia. Fica a dez quilômetros do Centro.



Praia central GAROPABA

Urbana, a praia de Garopaba tem mar calmo e boa infraestrutura, sendo procurada por famílias e adeptos da caminhada, que encontram areia batida e ideal para a atividade. Na alta temporada, é cenário de passeios a pé e de bicicleta no final do dia.






PRAIA DO SILVEIRA

Considerada uma das melhores praias do país para a prática do surf, Silveira é palco constante de campeonatos nacionais e internacionais. O público é formado exclusivamente por surfistas, que lá encontram um belíssimo e selvagem cenário formado por ondas muito fortes, vegetação rasteira e enormes costões de pedra. Fica a três quilômetros do Centro.



Praia do Ouvidor

Acessível por trilha, a selvagem praia do Ouvidor é apreciada antes mesmo de se chegar à areia - de um mirante natural é possível observar as águas azuis e as areias claras emolduradas por mata nativa, coqueirais, pedras e dunas. Sem infra-estrutura e de mar calmo, é procurada para descanso e prática de canoagem. Fica a 17 quilômetros do Centro.




Praia da Barra

Separada da Ferrugem por um canal, a praia da Barra é isolada e calma, perfeita para quem quer descansar. Fica a nove quilômetros do Centro.



PRAIA DA FERRUGEM

Com mar cristalino, dunas, ondas fortes de um lado e piscinas naturais de outro, a praia da Ferrugem é uma das mais bonitas e badaladas de Garopaba. O agito maior fica no canto esquerdo, com bares e ponto de encontro da turma jovem e do surf - o Bar do Zado é um dos mais concorridos. Na alta temporada, é concorrida também à noite, com movimento intenso nos estabelecimentos que se espalham pelas ruas de terra. Fica a oito quilômetros do Centro.



Praia Vermelha
O acesso se dá por duas trilhas de cerca de 20 minutos. Uma margeia o costão norte da Praia do Rosa e a outra o sul, partindo do Ouvidor. O motivo para tal isolamento é a propriedade particular ..




Trilhas
*Obs: Levem mochilas leves com frutas/agua para caminhada e calçado adequado, pois terá duração de uma manha.



• Praia da Vigia para a Praia da Silveira: Começa próximo à Igreja, sobe e desce o morro por trilha fácil, mas íngreme. Visual muito bonito passando por pastos e apreciando intensamente a natureza.



• Praia da Ferrugem à do Ouvidor: caminhada imperdível pelo morro, beirando o costão, chegando até a Praia do Ouvidor. Cenário paradisíaco contrastando a vegetação nativa, o embate das ondas contra as pedras e o azul do mar sem fim.



• Praia do Ouvidor a Praia do Rosa: começa no lado direito da Praia do Ouvidor, depois de 45 min. chega à linda e deserta Praia Vermelha, passa por toda sua extensão (uns 300m) reiniciando a trilha circundando morros e próximo ao costão, terminando na também badalada Praia do Rosa (já em Imbituba). A trilha é bem cuidada, sinalizada e com um grau médio de dificuldade. Com muitas paradas para descanso - e para apreciar um dos mais belos panoramas que já vimos em trilhas – leva em torno de 1h20 para percorrer os dois trechos.
1ª etapa
Praia da barra para praia do ouvidor



2ª etapa
Praia do Ouvidor para Praia Vermelha


3ª etapa
Trilha praia vermelha para praia do rosa



 See more at: http://www.ocampista.com.br/garopaba.php#sthash.Aw2nXjU3.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário